Rafa Garcia: Inspirando mulheres a se vestirem de si mesmas

Mais ser, menos ter: conheça um pouco da história da consultora de imagem Rafaela Garcia

Texto: Camila Heloíse | @camilaheloiseescritora

De consumidora compulsiva para uma consultora de estilo focada em melhorar a relação com o consumo por meio de uma abordagem prática e objetiva, porém, humanizada, sem regras e bem distante dos padrões.

A história da Rafaela Garcia, natural de Petrópolis (RJ), inspira por tocar em dois tópicos que assistimos transbordar em nosso dia a dia: a infelicidade da não realização profissional e o consumo desenfreado.

“(…) comprava muitas roupas. Sentia que essa era a única forma de estar perto do que eu adorava, a moda”

O começo de tudo

A Rafaela sempre gostou de moda, quando criança, sua brincadeira favorita era desenhar roupas. Apesar de ter correndo nas veias o dom para a consultoria, esse ainda era um talento que ela desconhecia. “Fiz administração e trabalhei dez anos com marketing. Em paralelo, comprava muitas roupas. Sentia que essa era a única forma de estar perto do que eu adorava, a moda”, conta.

E como muitas descobertas em nossa trajetória, que precisam de tempestades para que depois possamos ver com maior clareza, foi após situações complicadas em sua vida pessoal que envolveram doenças na família, que a Rafaela começou a repensar seu modo de vida. “Comecei a questionar o meu consumo, o tanto de roupa que comprava e não usava, e percebi que essa era uma forma de fuga e de justificar um trabalho que eu não gostava. Eu era uma consumidora compulsiva que descontava nas roupas toda a frustração com uma vida que não me satisfazia, tentando me encaixar em padrões que não eram meus”, diz.

“Comecei a questionar o meu consumo, o tanto de roupa que comprava e não usava, e percebi que essa era uma forma de fuga e de justificar um trabalho que eu não gostava”.

Mudando o rumo

Certa de que algo precisava ser modificado, ela mergulhou fundo no universo da moda sustentável e descobriu a consultoria de estilo. “Percebi que, por não me conhecer profundamente, eu comprava coisas que não eram úteis, e vi que esse poderia ser um caminho para mudar também a relação de outras pessoas com o consumo. Encontrei a Oficina de Estilo, que tinha uma formação com uma abordagem humanizada, com foco em pessoas e não em roupas. Foi aí que me encontrei”, explica Rafaela.

A antiga carreira ficou para trás, e após dois anos se preparando para se tornar autônoma, Rafaela passou a trabalhar com algo que realmente pudesse fazer a diferença, recebendo ainda o apoio de pessoas especiais que são fontes de inspiração para ela. “Minha família me inspira muito, meus pais sempre souberam se reinventar, são autênticos e livres. Minha avó era a pessoa mais acolhedora e generosa que já conheci, me ensinou a saber ouvir de verdade e agregar as pessoas”, conta a consultora que destaca ainda sua inspiração profissional: “A Fernanda Resende, minha professora na Oficina de Estilo”.

A moda e a tecnologia

Perguntada sobre o que a moda significa para ela, a consultora diz “ser você, tudo que faz sentido para você, que te faz sentir bem, segura e confortável, mesmo que ninguém use, é moda”. E, apesar de utilizar seu Instagram (Armários Revoltos) por onde recebe inúmeras perguntas e elogios, se mostra atenta e preocupada com a ideia de perfeição vendida nas redes sociais. “Acho que eu nado meio contra a corrente nesse sentido. Faço questão de mostrar, aceitar e acolher a imperfeição. Mas, o que mais me chateia é quem vende fórmulas padronizadas para transformar vidas. Transformação só acontece com entrega, disponibilidade e em um prazo único para cada um. Exige reflexão e abertura”, comenta.

“Transformação só acontece com entrega, disponibilidade e em um prazo único para cada um. Exige reflexão e abertura”

Palestra no TEDx

Um dos momentos de maior destaque em sua carreira até hoje foi a palestra no TEDx Barra da Tijuca, onde a consultora de estilo teve a oportunidade de compartilhar suas experiências e ideias.

“O TEDx Barra da Tijuca abriu um processo seletivo para palestrante. Era como uma vaga de emprego. Me inscrevi no site, enviei vídeos sobre a minha história, fiz entrevistas com os curadores e então fui selecionada para uma edição, seis meses depois. Até que, uma semana antes da edição que participei, em março de 2019, uma das palestrantes desistiu e eu fui chamada”, conta.

A preparação para sua participação foi diferente e fora do planejado. Rafaela tinha apenas uma semana e, na ocasião, seu pai estava internado. Para realizar mais esse sonho, a consultora chegou a realizar ensaios com um especialista em oratória no lobby do hospital.

“Nunca senti tanta emoção na vida. Fiquei nervosa, sai do palco chorando e tremendo achando que não tinha conseguido falar nada. Não fiquei satisfeita com o resultado. Um mês depois, me matriculei em um curso de oratória para estar sempre preparada. Afinal, não sabemos quando as oportunidades virão, não é mesmo? Hoje, quando assisto, acho que não foi tão ruim assim. A mensagem foi passada”.

Atualmente, além da consultoria de estilo, Rafaela Garcia realiza palestras em empresas, eventos e participa de entrevistas.

Fotos: Arquivo Pessoal/Rafaela Garcia

Com o seu trabalho, ela acredita que “as pessoas passam a se enxergar com mais carinho, se sentem mais belas, seguras e confortáveis. Suas escolhas fazem mais sentido, são mais intencionais e assertivas”. E com tantas mudanças e dificuldades que todos enfrentamos no Brasil e no mundo, a consultora de imagem também precisou de reinventar para superar as fases mais difíceis da pandemia, chegando a ficar com apenas um cliente por durante três meses.

Apesar disso, Rafaela não se deixa intimidar e segue leve e inspiradora, tão cativante que fez de mim mais uma integrante do seu grupo de fãs. Perguntada sobre a frase que melhor a define, Rafaela me conta seu mantra: “Mais ser, menos ter”.

Gratidão à Rafaela por nos inspirar a compreender quem somos e a lutar pelo que acreditamos.

Você pode seguir a Rafaela Garcia no Instagram clicando aqui e ter acesso aos serviços dela clicando aqui.

Sua história também pode inspirar? Entre em contato conosco 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s