Nuno: toda grande ideia surge a partir de um esboço

Texto: Camila Heloíse | @camilaheloiseescritora

Os jornalistas, escritores ou simplesmente os apaixonados por papelaria que se segurem, porque a coluna PARA INSPIRAR traz, dessa vez, a história da realização de um sonho que acredito que grande parte de nós temos, mas, infelizmente nem todos somos dotados de talento como o Mário (e um bocado de magia também), ou seja: ser dono do próprio negócio e criar um material de papelaria que atenda suas necessidades e tenha a sua cara.

Mário Bernardes Júnior, natural de Florianópolis (SC) é um teimoso incurável, inspirado e inspirador. E toda a sua energia parece explodir em ideias para transformar a nossa vida e os nossos dias em dias mais organizados e, com isso, ainda mais leves e proveitosos.

O Nuno, como é conhecido graças a uma das irmãs que tinha dificuldades em pronunciar o Júnior do seu nome, é o idealizador da Nunosketchbook, uma papelaria artesanal fofa, cheia de detalhes cativantes e que, através das criações do Mário, estudante de Design de Produto, permite que nós possamos nos expressar por meio dos seus produtos que envolvem, especialmente, cadernos e sketchbooks (sketchbooks ou livro de esboço, são aqueles cadernos lindos, pautados, pontados, quadriculados ou sem pauta, bastante convidativos para você colocar suas ideias, organizar os pensamentos, projetos, rotinas do dia a dia e explorar como melhor entender e se sentir confortável).

Aquele vício em bloquinhos de papel era só o começo…

Quando criança, a brincadeira favorita com a irmã envolvia imaginar trabalhar em um escritório, tudo para ter uma mesa com os produtos dos sonhos. “Até os produtos mais comuns como grampeador e fita adesiva me chamavam atenção”, conta. E foi em 2017 que ele sentiu que deveria mudar os caminhos da própria vida e seguir rumo a um universo criativo e livre, onde ele pudesse transmitir suas emoções como mais sabia fazer: criando!

“Depois de uma crise existencial, decidi que não queria mais seguir minha vida trabalhando com algo que não me desse um propósito ou que não tivesse liberdade criativa”.

“Depois de uma crise existencial, decidi que não queria mais seguir minha vida trabalhando com algo que não me desse um propósito ou que não tivesse liberdade criativa. Em 2018 comecei a faculdade de Design de Produto e logo no primeiro semestre uma professora lançou um desafio, criar seu próprio sketchbook para usar no curso. Lembro que fiquei muito animado com a ideia de criar meu próprio caderno, mas ele ficou horroroso”. Apesar da frustração, que faz parte dos processos mais incríveis da vida, Mário entendeu que aquele era o caminho especial e cheio de significado que ele tanto buscava, “eu já tinha me apaixonado, e desde aquele momento decidi que era aquilo que eu gostaria de trazer para o mundo, produtos com significado. É por isso que todos os Nunos são feitos à mão”.

Carinho e conexão

“Nunos”, como ele chama seus maravilhosos produtos, são todos feitos por ele, com carinho, dedicação e um perfeccionismo que torna cada material ainda mais impecável e com acabamento diferenciado.

Com o apoio da família e amigos e uma vontade latente de fazer dar certo, é que a Nunosketchbook vem ganhando espaço na mesa e nos corações de quem sabe reconhecer uma papelaria de alta qualidade e com a magia que merece destaque: tudo feito de forma artesanal.

E é o Mário quem cuida de todos os processos da Nunosketchbook sozinho. Tendo a música como sua principal – e única – companhia, ele é detalhista e faz e desfaz a própria bagunça. Em relação as vantagens e desvantagens de realizar todo o trabalho sozinho, ele conta: “A vantagem é que consigo trazer minhas ideias para os produtos de formas mais livre e pessoal. Mas, o ponto negativo é que tenho que aprender tudo e cuidar de tudo. Minha vontade é ter mais pessoas trabalhando comigo, para que cada uma possa ser especialista em uma área, sozinho não tem como. Estou dando conta por enquanto, mas gostaria de trabalhar com uma equipe maior”, diz.

Ele pode não ter mais pessoas (ainda) trabalhando com ele, mas a parceria com a mãe, dona Maria da Glória, é forte desde o começo, “ela sempre apoia meus projetos e, teve uma vez, em uma festa de família, que ela vendeu todos os cadernos para as pessoas que estavam presentes”.

[sobre a mãe] “ela sempre apoia meus projetos e, teve uma vez, em uma festa de família, que ela vendeu todos os cadernos para as pessoas que estavam presentes”

Com muito cuidado e dedicação, a proposta do Mário é resgatar os processos artesanais e deixar o público ciente de todas as etapas que um caderno passa para ser produzido. “Hoje, a Nuno é minha motivação. Passo dois terços do meu dia trabalhando em melhorias, sempre pensando nas melhores alternativas para atender meus clientes. Acredito que a conexão entre produto, pessoa e processo tenha se perdido ao longo do tempo, e quero, com a Nuno, resgatar isso”.

A Nunosketchbook oferece uma grande quantidade de modelos de cadernos, cadernetas, planners, sketchbooks, bloquinhos, e demais itens fofos para você se inspirar e transformar seus sonhos em realidade. Ah, e ainda há a possibilidade de montar seu próprio caderno e mostrar toda a sua criatividade.

Conheça todas as possibilidades da Nuno clicando aqui.

Sua história também pode inspirar? Entre em contato conosco 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s