Eu não quero que você morra. E este é um texto sobre a VIDA.

Por Camila Heloíse

O que me motivou a escrever esse texto foi a tentativa de suicídio de um rapaz aqui na minha cidade. Eu não o conhecia e não sei qual a sua história, porém, discutindo sobre o assunto, um amigo se despediu de mim dizendo: “não foi de repente, nunca é. Falamos muito sobre a morte, mas não discutimos sobre o que pode levar uma pessoa a se matar. E inexplicavelmente, a pessoa sempre tenta dizer, dar sinais, mas não prestamos atenção”.

Só no Brasil, o suicídio, é a quarta causa de morte entre os jovens. Essa informação você encontra no Google em um clique. O que não encontramos, são os motivos que levou um jovem a cometer suicídio. Medo, raiva, ansiedade, depressão, tristeza.

E de onde vem tudo isso? No meu ponto de vista, o grande estopim, é quando a pessoa se sente inadequada. Quando ela não se vê mais capaz ou quando acredita que está no lugar errado, ocupando um espaço que nem parece seu. A inadequação nos faz perder o brilho e a esperança, e daí surge o medo do futuro, a raiva de não ser quem gostaria, a ansiedade com o mundo ao redor, a depressão e a tristeza por se sentir impotente.

E, passando despercebidos entre os familiares e amigos, esses jovens que se sentem inadequados e incapazes, ceifam a própria vida. Quantos pedidos de socorro não ouvimos?

Mas esse texto, não é um texto sobre a morte, é um texto sobre a VIDA, para todos aqueles que eu amo e que me amam, para aqueles que estão sem esperança com a própria vida, e que, muitas vezes, de alguma forma, precisaram de apoio e não receberam, por não perceber que ali, naquele pequeno instante, havia um imenso pedido de socorro. E espero que, se alguém também pediu a sua ajuda e você, sem querer, ignorou, que ainda haja tempo para consertar e mostrar o quanto VIVER vale a pena. Seu apoio pode salvar uma vida.

– Então, me desculpe pela sua dor que eu não notei.

A vida é incrível porque você está nela. E se, sem querer, eu minimizei a sua dor, ou não estive lá quando você precisou, foi por falta de noção da minha parte. A sua vida é importante e eu quero que lembre-se de que você é muito capaz de dar aquela incrível volta por cima.

– Me desculpe se quando você se sentiu perdido e inadequado, eu não percebi.

O seu lugar é especialmente ocupado por sua linda alma, já imaginou como o mundo todo ficaria um pouco mais vazio sem você aqui? Pense nas pessoas que sorriem com o seu sorriso, e em como você faria falta numa noite qualquer onde bastaria sua presença para que tudo fosse feliz.

– Me desculpe se pareceu que o que você sente não tem valor para mim.

O seu sentimento importa, tudo o que diz e pensa importa porque eu te amo. E eu espero que se dê uma segunda chance para viver e que me dê uma segunda chance para te ouvir. Eu não quero que você morra, e eu espero que você nos dê uma chance de ajudar um ao outro.

– Me desculpe se pareceu que eu me importo mais comigo do que com você.

Não quero ser uma pessoa egoísta. Tudo o que tenho de material é bom para minha vida, mas sua amizade e o seu amor são realmente essenciais. Se eu não te escutei, se eu passei apressado por você ou disse que não tinha tempo, eu estava completamente enganada. E não quero que a vida me dê arrependimentos, eu quero consertar as minhas falhas e ajudar você.

Não sei o motivo pelo qual hoje você se sente triste e sem esperança, eu só espero que possamos – JUNTOS – encontrar motivos suficientes para você se recordar que é importante.

Conta comigo. Eu estou aqui, ok?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s